quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Segundo Miguel de Cervantes: "os óculos de aumento".

De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio.
Michel de Montaigne


O ciúme é ficção.
Minha terapeuta vive dizendo que não posso ter ciúme, que isso é sentimento de posse, e que não possuímos nada nessa vida e blá-blá-blá. Mas como ser diferente? Sim, acho patético quando vejo cena de ciúme alheia, mas só a alheia. Quando minhas, são completamente justificáveis na sua alienação de ser e ponto.
Reza a lenda que quem sente ciúme inventa a estória e acredita nela piamente. É pá-pum. Quando vê, a cara de bruxa já está estampada, o humor já foi pro cacete e não adianta palavra, que palavra é palavrinha e se aporrinhar, vem o palavrão...
Coisa feia? Que nada! Simplesmente h-u-m-a-n-o.

*

6 comentários:

Ricardo Soares disse...

imagem não é nada... mas as vezes uma imagem vale mais que mil palavras...bjs
ricardo

Anônimo disse...

Kenguinha, muito bonito e verdadeiro o texto. Estou apenas curiosa do porque tu escolhestes esse tema ciumes. Espero que nao estzjas sofrendo desse mal.....

Beijos,
Priscila

Anônimo disse...

Aiai...vou confessar que acabei de fazer uma! hehehe... um ceninha saudavel, e saudavel pq eh minha! Alguem duvida? Vai encarar? hehehe

Concordo que no particular tudo eh justificavel e humano(uso indiscriminado da palavra com jeito de adjetivo).

Poderia aprofundar a historia, reviver ditos de que o ciume eh o sintoma de que ha amor...ciuminho eh dengo..coisitas populares e tb eh tao popular quando o ciume eh doentio, causa brigas e termina em mortes. Antigamente tinhamos o Jornal O Povo (saudoso jornal que quando torcido saía sangue)retratando estas coisitas...hoje, qq jornal e revista faz isso.
Eh humano.
Mais ainda enxergar nos outros a sua propria humanidade.

Ah sim! As vezes, o Corau (meu gato) faz ceninha de ciume! ;)

Beijos

Unknown disse...

Aham. Você paga terapeuta para ouvir isso, eu já te disse isso de graça. ;-)
Refiro-me, claro, ao fato de você achar que as suas cenas de ciúme são justificáveis, não as dos outros. Vai ver que são, né?
Bjs

Anônimo disse...

Gosto da forma como vc escreve...
Vou voltar sempre! Bjos

Anônimo disse...

"Uma imagem vale mais que mil palavras."
Me fale isso sem palavras.

A foto da Penelope está perfeitamente posta!

hahaha