terça-feira, 2 de outubro de 2007

"Hoje dormimos assim...

Foto: Henri Carter-Bresson

...E que o mundo acabe como quiser: voltamos já".


O que há em mim é sobretudo cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A sutileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas.

Essas e o que faz falta nelas eternamente;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço, cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -

Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo, cansaço...

(Álvaro de Campos)

*


Um comentário:

Unknown disse...

A palavra cansaço me dah cansaço de ler, sabia? Tipo...cansaço ao dizer ou pensar jah dah...CANSAÇO.
Pior do que o proprio cansaço eh usar o proprio (me recuso em repetir a palavra) como desculpa para a preeeeguiçaaaaa (acompanhada com uma boa espreguiçada)
Desconfio que o Sr.Cansaço e a Madame Preguiça sejam parentes! Soh nao sei que grau parentesco...dah ateh preguiça de descobrir...cansaço de pensar!
Inseperaveis!!!!!!!!
Ah...parecem...amantes!
Que escandalo!
Ainda agora me dei a desculpa de nao malhar o corpitcho por causa do cansaço...mentira! EH PREGUIÇA!
Certa hora me imaginei correndo sobra uma esteira...pulando sobre um trampolim...suando sobre uma bicicleta...aaaaaiii...preguiça...ela me contaminou! Ainda usou a figura do meu namorado pra me envolver...AH CACHORRA!

Isso tudo pra dizer que eu to cansada e me identifiquei com o texto! :D

Ah...tb tava com vontade escrever e chutei a preguiça pra longe e ela caiu de bunda no chao! :D

Beijocas,
Priscilla